E aí galera, tudo bem com vocês?
Vamos falar sobre algo MUITO importante, porém pouquíssimas pessoas se apercebem?
Vidro elétrico.
Para não pecarmos em dizer que todos os carros tem, 85% da frota de carros acima dos anos 2010 já vem com vidros elétricos. E gostando ou não, eles trouxeram absurda facilidade e agilidade para as nossas vidas. Porém estes caras dão problemas, e quando eles dão problemas, dão dores de cabeça. Vamos começar?
Antes de começarmos de FATO, vamos adiantar o papo pra você, tudo bem? Antes de começar a ler este post; se pergunte:
1 - Meus vidros sobem/descem "rápido" quando eu aperto a tecla de funcionamento?
2 - Meus vidros sobem / descem em velocidade igual quando aperto a tecla de funcionamento?
3 - O vidro do seu carro está subindo rápido quando acionado?
Se a sua resposta foi SIM, fique tranquilo. Os vidros do seu carro não necessitam de manutenção.
Se a sua resposta para estas perguntas foi NÃO, está na hora de fazer uma manutenção na máquina de vidro elétrico.
Sabendo disto, podemos começar;
A vida para abaixar e levantar os vidros não é mais difícil.
Na época em que isto era feito por meio de manivelas, o papo era bem diferente. A força que usávamos em nossos braços, foi substituída por um conjunto de engrenagens, roldanas, placas de metal, cabos e conectores.
Sim, é maravilhoso não ter mais trabalho para levantar ou abaixar o vidro, porém inovações tecnológicas também necessitam de algumas manutenções. Ainda bem que as manutenções não são cotidianas e nem caras (quando feitas no tempo certo).
Alguns testes dizem que um sistema de vidro elétrico tem uma vida útil de 30mil subidas e 30mil descidas. Parece pouco, mas não é. Vamos as contas.
Eu, por exemplo; Uso o carro para:
Levar minha filha a escola
Ir ao trabalho.
Pegar minha filha na escola.
Ir ao mercado.
Abrimos os vidros ao entrar
Fechamos os vidros ao sair
Mas como moramos em Curitiba e a chuva aqui vem e vai o tempo inteiro, vamos multiplicar por 3.
Durante 1 dia eu abro e fecho os vidros 24x.
Neste ritmo, a minha máquina de vidro precisaria de uma manutenção mais robusta, depois de 1250 dias. (3,4 anos). Os mesmos autores do teste acima citado, informaram que uma manutenção a cada 2 anos, prolongam a vida do sistema de vidro elétrico em quase 35%.
Lembrando de uma coisa... Eu tenho filha; e ela AMAAAA brincar de subir e abaixar o vidro... hehe aí a conta multiplica por 50x as descidas e subidas durante o dia. Por isso também é importante instruir os filhos com relação a isto. "Filha lindinha do papai... se você continuar brincando com o vidro, vai estragar, e se estragar o dinheiro vai embora do bolso do papai, e se o dinheiro for embora do bolso do papai, o seu dedinho vai embora da sua mãozinha." Fim de papo. Bora pra frente!
Manutenção preventiva é a CHAVE da coisa
Com o tempo, os vidros apresentam dificuldades para deslizar, fazem barulhos, ruídos, chiados e até param de funcionar. E claro, isto acontece por causa da falta de manutenção. Pensando nisto, já dispomos de algumas dicas de manutenções que você pode fazer em casa, e outras que seria mais indicado você levar em um especialista. No caso, Nóis! Jabá feito, vamos continuar...
Na maioria das vezes, o sistema de vidros elétricos não está estragado. Está apenas com falta de limpeza e lubrificação correta.
Vidro lento na subida ou descida
Vidro fazendo barulho estranho
Vidro estalando / rangendo
Vidro que falha as vezes na hora de subir
Vidro não funcionando
Um dos principais motivos para o início dos problemas com sistema dos vidros, é a falta de limpeza e lubrificação das canaletas flocadas.
As canaletas flocadas, onde os vidros são encaixados, acabam enxendo de sujeira e também ressecam. Isso faz com que a resistência ao deslizamento aumente e consequentemente o vidro acabe se movendo cada vez mais devagar.
RESOLVENDO - Você mesmo pode remover essa canaleta com uma ferramenta de nylon, onde não corra o risco de arranhar a pintura. Pode também passar um produto para remoção da sujeira grossa. Após, lubrifique a canaleta com um spray a base de silicone / vaselina é uma ótima opção. Estas ações vai diminuir o esforço do sistema durante o deslizar. Se fizer este procedimento a cada 5 - 7 meses, você dificilmente terá dores de cabeça com o sistema de vidros elétricos.
Outra coisa que pode ser feita também, é jogar ar comprimido, álcool isopropílico spray nas teclas de acionamento. Isto vai ajudar limpar e desoxidar os componentes elétricos das mini placas.
Caso o seu sistema de vidro esteja fazendo um barulho estranho, rangendo ou estalando na hora em que é acionado, leve ele imediatamente a um profissional que trabalhe com isto. (Nós trabalhamos com isto) Os rangidos e estalos se dão por que o maquinário está danificado, com engrenagens quebradas ou com os cabos de aço prestes a estourar. Se o pior acontecer, seu vidro irá despencar para dentro da porta, podendo até quebrar lá dentro. Por isso, a necessidade de não acionar o sistema até que seja resolvido o problema.
Recado dado, papo finalizado, nós vamos ficando por aqui e caso precise de ajuda com seu sistema de vidros elétricos; Estamos a disposição!
Caso você queira nos encontrar pesquisando no Google, utilize as seguintes palavras-chave:
Loja de acessórios automotivos em Curitiba, também somos encontrados como: manutenção de vidro elétrico em curitiba, manutenção de máquina de vidro elétrico.
Abraços!
Comments